13 de janeiro de 2020

Yoga tem haver com religião?


     Yoga tem haver com religião?

   Não, Yoga não tem haver com religião. A “aula de yoga” é adequada a qualquer indivíduo, independentemente de suas preferências doutrinárias ou religiosas. Isto é, aplica-se certo conceito de universalismo para que todos sintam-se à vontade e possam desfrutar de seus benefícios.

   Muitos, porém, sentem o desejo de conhecer os sistemas filosóficos que fundamentam as práticas ensinadas nas aulas de Yoga e buscam o estudo dos textos antigos, compostos, na maioria, em sânscrito. Nessa busca, deparam-se com temas geralmente tratados pelas religiões, tais como ética, pós-morte, imortalidade da consciência e reencarnação. Surge assim o questionamento sobre a relação entre Yoga e religião. O caminho do Yoga, independe de religião, mas está ligado ao dharma, a uma lei universal e a formas de conduta, que nos fazem agir de forma ética com todos os seres, visando sempre o bem-estar das pessoas e o ambiente a nossa volta.

   O praticante de Yoga, independentemente da religião que decida seguir, e definitivamente não é necessário que você mude nenhuma de suas crenças religiosas para praticar Yoga, precisa ter em mente que suas ações fazem a diferença nas suas relações com as pessoas, com o meio e com o universo. Assim com a espiritualidade mais fortalecida e equilibrada poderá ampliar sua experiência religiosa.

  Yoga não é uma religião ou uma teoria especulativa sobre a vida, é um caminho prático para entrarmos em contato imediato e direto com aquilo que somos, Consciência.   Vivenciando o Yoga em sua totalidade, conseguimos levar a consciência além do tapetinho. É quando você consegue compreender que o Yoga vai além das posturas, qualificando a mente para o autoconhecimento (o conhecimento do Eu pleno).

Experimente!!

                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário