O Papel do Terapeuta

É papel do Terapeuta Holístico (Energético) conscientizar o consultante de que todos os seus desequilíbrios energéticos são da sua própria responsabilidade e são resultados dos seus próprios atos e postura na vida, que causam uma desarmonia entre a sua Personalidade e o seu Espírito.

Deve conscientizá-lo a assumir essa responsabilidade a fim de transformar sua vida, de desenvolver-se integralmente (mental, emocional, espiritual e físico), de tornar-se um ser humano pleno e realizado. Pois saúde, no seu sentido holístico, é ser um ser humano desenvolvido e em harmonia com seu eu profundo e com o cosmo.

Assim, o Terapeuta Holístico busca incentivar o consultante a buscar valores evolutivos sob os quais viver e a praticar a introspecção, a fim de conhecer a si mesmo.

Porém, o Terapeuta Holístico não é um conselheiro nem um psicólogo. Não analisa a vida psicológica do cliente, nem fornece conselhos taxativos sobre como ele deve viver a sua vida, pois tem ciência de que ninguém pode saber o que é melhor para o outro. Pode, sim, dar sua opinião sobre alguma questão que seja levantada durante as sessões (muitas terapias holísticas têm a propriedade de trazer para o consciente material psíquico oriundo do inconsciente). No entanto, a sua opinião deve ser dada menos como uma orientação de como viver a sua vida e mais como uma seta indicando o que o consultante deve buscar.

Terapeutas Holísticos costumam ter consciência de que cada um é responsável pela sua saúde e de que sua cura está sempre dentro de si mesmo. Assim, o Terapeuta Holístico não vê a si mesmo como um “curador”. Vê-se como um facilitador da cura, auxiliando o consultante a curar-se a si mesmo. Sabem que toda cura é, na realidade, uma auto-cura.

O Terapeuta sabe também que a melhor energia para harmonizar o corpo energético de uma pessoa é a do amor incondicional. Portanto, é papel do terapeuta holístico trabalhar, dia a dia, pelo seu próprio desenvolvimento espiritual, a fim de ser capaz de tal sentimento e realmente se importar pela recuperação de seus clientes, mesmo que sejam completos desconhecidos.