Constelação Familiar


O que é Constelação Familiar e como ela funciona?

   Ao vir ao mundo no seio de uma família, não herdamos somente um patrimônio genético, mas também sistemas de crença e esquemas de comportamento. Nossa família é um campo de energia no interior do qual nós evoluímos. Cada um, desde seu nascimento, ocupa um lugar único.
Nós somos mantidos em nosso campo familiar pessoal e individual num nível determinado, que entrava ou faz crescer a nossa disposição para ser feliz, escolher livremente, ter êxito naquilo que empreendemos, para fazer durar os relacionamentos agradáveis, a saúde, o bem-estar e também as doenças. Acontece que experimentamos o  sentimento de termos sido mantidos nos esquemas problemáticos desde tempos imemoriais. 

   As constelações familiares nos dão a oportunidade de compreender os esquemas em seu nível mais profundo. Elas permitem que nos libertemos, ao mesmo tempo que encontramos a paz e a felicidade.
A natureza do nosso campo de energia familiar é determinada pela história da nossa família, principalmente sua religião e suas crenças. Nosso país de origem, a religião em meio à qual nascemos, também desempenham um papel. Essa natureza é moldada por acontecimentos marcantes, como a história dos relacionamentos  dos  pais e dos avós, morte de uma criança muito nova, aborto, parto prematuro, adoção, suicídio, guerra, exílio forçado, troca de religião, incesto, antepassado agressor ou vítima, traição, ou  mesmo a confiança.

   As ações generosas e altruístas de nossos pais e de nossos antepassados são saudáveis para nós, enquanto suas más ações modificam o campo energético familiar, obrigando as gerações posteriores a pagar o preço.
   Entre as más ações estão: adquirir bens de forma duvidosa, trapacear ou roubar, pertencer a  uma corporação cuja função envolve matar (como o exército, por exemplo), as diferentes formas de violência, a internação psiquiátrica ou a prisão de membros da família, os acidentes que terminam em morte, renegar sua religião ou seu país.
   O comportamento dos nossos antepassados em relação às mulheres ou aos homens afeta  nossa aptidão  para  criar bons relacionamentos. A ausência de respeito e da gratidão a que nossos antepassados têm direito também altera o campo de energia. O provérbio bíblico “até a terceira e quarta geração” confirma-se nas constelações familiares. Pode até ser que a influência decorra daí.
Imersos  no  campo  energético  familiar,  ignoramos  sua  influência  que  permanece  fora  da  nossa consciência. Estamos presos a comportamentos e atitudes que nos derrotam e incitem a cometer atos que não compreendemos e dos quais acabamos por nos arrepender.

   As constelações familiares nos ensinam que a nossa família é a nossa sina. Entretanto, não estamos irremediavelmente  presos  a  essa  sina  e  podemos  alcançar  a  cura.  Ao  compreender  os  mecanismos desse  processo,  ficamos  na  posse  do  poder  de  controlar o  nosso  comportamento  a  fim  de  evitar sofrimento para as gerações futuras.

O MÉTODO DE TRABALHO NAS CONSTELAÇÕES FAMILIARES

   Na  maioria  das  vezes,  as  constelações  familiares  são  conduzidas  no  seio  de  um  grupo  de  trabalho, mas certos profissionais as praticam em sessões individuais, sejam elas somente de terapia ou de Coaching Estrutural Sistêmico, com o auxílio de âncoras espaciais ou bonecos. De um modo ou de outro, elas seguem um determinado número de etapas.

FALANDO DA CONSTELAÇÃO EM GRUPO

   Num  primeiro  momento,  o coach ou terapeuta  esclarece  o  problema  ou  a questão do cliente. São então escolhidos representantes entre os membros do grupo: a constelação é montada e se desenrola progressivamente até a sua solução, ou até o momento em que fica evidente que  sua  solução  é  impossível  –  que  é,  de  certo  modo,  uma  solução  à  parte.  Podemos  introduzir um ritual  de  encerramento  de  sessão,  assim  como  conselhos  sobre  a  maneira  de  integrar aquilo que a constelação revela.

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO INDIVIDUAL DE CONSTELAÇÃO


   O atendimento individual é uma ferramenta rica e dinâmica, capaz de revelar uma imagem clara sobre determinado aspecto da vida do cliente. Ela pode ser conduzida de forma presencial ou online, utilizando recursos distintos que facilitam a conexão com o campo sistêmico:
com “bonecos” servindo de representantes dos familiares do cliente,
com papéis no chão, que chamamos também de “âncoras de solo”, método no qual o cliente participa mais ativamente do processo, entrando como representante dos seus próprios familiares,
com visualização ativa, sendo o cliente conduzido a acessar posições perceptuais e sensações que emergem a partir dos movimentos em seu campo sistêmico.
   Por ser este um trabalho predominantemente fenomenológico, o terapeuta assume uma postura básica baseada na ausência de qualquer intenção, e sem necessidade de conhecimento prévio da história do cliente. Portanto, o terapeuta trabalha exclusivamente com o fenômeno que o campo apresenta durante a constelação.
   Todo este processo gera naturalmente movimentos profundos na alma do cliente, trazendo à tona emoções reprimidas e dissolução de bloqueios. Frases de solução são apresentadas e praticadas durante uma Constelação, levando o cliente à compreensão dos movimentos para retomada do fluxo de vida.
   Ao final da sessão, temos uma nova imagem do campo que, muitas vezes, não precisa ser explicada ou explicitada, mas que pode tocar profundamente o cliente, atuando diretamente em seu campo sistêmico.

Entre os temas que comumente são trabalhados, estão:

Conflitos familiares
Conflitos entre casais
Dificuldade em relacionar-se de uma forma geral
Problemas de saúde, sintomas físicos e emocionais
Doenças graves na família
Problemas financeiros e profissionais
Históricos familiares de abortos, adoção, exclusões, abusos, etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário