11 de junho de 2010

Depressão? Yôga é um ótimo remédio

O senso comum foi construindo, ao longo dos anos, a idéia de que Depressão não é uma doença séria, pouco mais que uma frescura de madames. Nada poderia estar mais longe da verdade. Trata-se de um problema neurológico sério, devastador na rotina de uma pessoa e muito difícil de curar.

Agora, eis um pensamento correto do senso comum: praticar Yôga pode realmente ajudar a combater a depressão. Descobriu-se que o Yoga é mais benéfico para o bom humor e disposição do que caminhar, o que mostra que não é apenas a melhora na parte física que interessa. O Yoga aumenta, no cérebro, os níveis de uma substância chamada Ácido gama-aminobutírico, que é chamado pela sigla GABA para facilitar a vida de cientistas, professores e leitores interessados. Como o GABA praticamente desaparece do sistema nervoso em situações de ansiedade e nervosismo, sua abundância é relacionada ao oposto, relaxamento e tranqüilidade.

O estudo que relacionou o Yoga à luta contra a depressão foi conduzido pela Universidade de Boston. Eles acompanharam, por 12 semanas, 19 pessoas que praticam Hatha-Yoga – uma forma de prática que prioriza a purificação- e os compararam com 15 pessoas que costumam caminhar uma hora por dia, três vezes por semana. Os participantes tiravam ressonâncias magnéticas do cérebro antes e depois de cada sessão de sua respectiva atividade. Como esperado, o Yoga mostrou-se mais eficaz do que a caminhada para aumentar os níveis de GABA nos pacientes.

Apesar disso, os médicos alertam que o paciente depressivo não deve ficar restrito ao Yoga. Ele é sim um ótimo complemento, mas não deve, ao menos por enquanto, substituir a medicação com que geralmente se trata a depressão.

Fonte: hypesciense.com/depressao-yoga-e-mesmo-um-otimo-remedio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário